Pesquise no blog

terça-feira, 5 de março de 2013

Tesouros


Algumas histórias sobre tesouros.


Em 2007 foi achado um dos maiores tesouros subaquático de todos os tempos. 594 mil moedas de ouro e prata que estavam em um galeão espanhol afundado a 100 quilômetros a oeste do estreito de Gibraltar . O chamado "Black Swan" (Nuestra Señora de las Mercedes).   
Em fevereiro de 2012 terminou a batalha pela posse desse tesouro. O tribunal determinou aos caçadores de tesouro da “Odyssey Marine Exploration” dos EUA à devolvê-lo para a Espanha.




 *
  
Em abril de 2010 um caçador de tesouros, usando um detetor de metais, encontrou cerca de 52.500 moedas romanas num campo no sudoeste da Inglaterra. 

O tesouro, avaliado em US$ 5 milhões, inclui centenas de moedas com a imagem de Marcus Aurelius Carausius, que tomou o poder na Grã-Bretanha e no norte da França no final do século terceiro e proclamou-se imperador.

As moedas foram enterrados em uma jarra grande pesando cerca de 350 quilos.


*

Em dezembro de 2010, no condado de Huan (noroeste da China), durante a escavação para a construção de um prédio, foi descoberto um antigo forno de 2 m de largura por 3 m de profundidade cheio de moedas de cobre.

São mais de 20 tipos de moedas chinesas que remonta à dinastia Song (960-1279 DC). Todo o material colhido pesa mais de 3 toneladas.


*

Em novembro de 2011 a administração de assuntos culturais da França divulgou a descoberta de três ânforas antigas contendo milhares de moedas de bronze de mais de 1.700 anos. Elas estavam no campo de L’Isle-Jourdain, perto de Toulouse, no sudoeste da França.

Essas moedas foram forjadas entre os anos 290 e 310 D.C em Londres, Lyon (atual França), Cartago (atual Tunísia) ou Trier (atual Alemanha). Seriam então da época em que a França e todos esses outros lugares faziam parte do Império Romano.


*

Em julho de 2012 foi anunciado a descoberta de um tesouro com moedas de ouro milenares encontradas por arqueólogos nas ruínas de um castelo em Arsuf

As 108 moedas formam uma das maiores coleções de moedas antigas já descobertas em Israel. Estavam em um terreno onde forças cristãs e muçulmanas travaram batalhas pelo controle da Terra Santa durante as cruzadas.


*

Em fevereiro de 2013 arqueólogos de Roterdã encontraram uma coleção de 477 moedas de prata guardadas dentro de um sapato do século 16. A moeda mais antiga data de 1472 e a mais recente de 1592.
 
Especialistas acreditam que ele foi enterrado em 1592 ou pouco depois, sob o piso de uma casa pelo proprietário, prática de economia padrão (como o proverbial manter seu dinheiro no colchão) .
 
A maioria das moedas são da Holanda, mas há também moedas inglesas e espanholas. Naquela época, a moeda estrangeira era tão usada como a moeda local.